segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Reprodução

De novo,retirei de um site sobre a reprodução dos hamsters,rs'.Mas..Continuando,o post fala sobre a reprodução e os filhotes de hamster.È bem legal ter filhotes de hamster e tals,mas devemos ter alguns cuidados!


A partir dos quatro meses, os hamsters já podem reproduzir e no cio, a fêmea pode ficar bem irritada além de soltar um odor pela vagina. Para saber se a fêmea está no cio, coloque dois dedos (como se fosse pegá-la) levemente na cintura. Se ela ficar dura e “arrebitar” o traseiro, provavelmente está no cio.
Nunca cruze hamsters de espécies diferentes, por exemplo, sírio com anão-russo etc., pois eles têm tamanhos e genitálias diferentes, o que pode causar brigas até morte.

Caso tenha interesse de cruzar seu hamster, escolha uma parceira da mesma idade ou mais nova que o macho e entre aproximar os dois aos poucos até que eles tenham interesse e resolvam cruzar. O bom é deixar as gaiolas próximas durante uma semana antes de cruzá-los. Fique sempre por perto e retire o macho logo após o cruzamento.
Se sua fêmea engravidar, evite pegá-la e reforce sua alimentação com bastante vegetais e legumes e deixa-a descansar bastante. A gestação dura cerca de 20 e em cada ninhada, podem nascer cerca de 6 a 17 filhotes.

Ao nascer, os filhotes são rosados, cegos e sem pêlos. Os pêlos vêm entre 15 dias e durante este tempo, não toque nos filhotes e nem limpe a gaiola, pois se caso mexer em algum dos filhotes a mãe pode rejeitar e chegar a matar o mesmo. A mãe normalmente come alguns filhotes defeituosos, logo após seu nascimento. Isso é, apesar de chocante, para assegurar que sua ninhada seja forte. Lembre-se de não tocar nos filhotes nem na mãe. O ideal é manter a gaiola com os filhotinhos e a mãe num local de penumbra, sem agitação e sem sons altos, mas ainda assim com boa respiração de ar.
Quando os filhotes estivem com 20 dias, separe-os da mãe, pois ela começará a ficar brava com eles, podendo chegar a matá-los. Isto no caso dos sírios somente. Coloque-os separados em outra gaiola. Já é possível doá-los com 25 dias. Depois de 40 dias, eles começam a brigar entre si. Já vi olhos machucados e filhotinhos sem orelha. NÃO os mantenha juntos depois desse período, cada um precisa de uma gaiola própria. No caso dos sírios, somente. Evite aceitar animais de pet-shops que não ligam para os filhotinhos que lá estão vivendo. Esta falta de interesse por seu bem-estar pode também gerar doenças nos hamsters bebês e o caso do novo dono adotar uma hamster fêmea já grávida.
Procure evitar o cruzamento de irmãos ou parentes, pois a probabilidade de alguma doença ou defeito genético é maior.

DICA: Deixe a mamãe grávida numa gaiola com um único andar (direto na serragem) e sem rodinha. Se possível, uma gaiola com uma bandeja alta, para os nenéns não caírem tragicamente para fora. É que os hammies pequenos passam pelas grades, e se a mãe levá-los para um andar acima ou eles caírem na rodinha, podem se machucar feio.

Vejam essa foto da mãe dando leite para os filhotes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário